Auslogics Registry Cleaner 7.0.11.0

Auslogics Registry Cleaner é um aplicativo que serve para analisar os registros do Windows em busca de entradas inválidas.

Assim, você pode manter o sistema mais organizado, fazendo uma faxina nos itens que foram deixados para trás por programas desinstalados e outras operações realizadas na máquina.

O aplicativo também permite que você crie uma espécie de “lista branca” com itens que não devem ser incluídos na busca e retirados dos registros. O uso do programa é bem simples, não trazendo maiores dificuldades mesmo que você não possua muita afinidade com esse tipo de aplicação, pois o seu funcionamento é bem automático.

Cuidado com os extras

Durante o processo de instalação, algumas telas são exibidas, em sequência, oferecendo itens extras ao procedimento. Na primeira, você pode transformar o “Websearches.com” na sua página inicial dos navegadores e, também, no mecanismo-padrão de busca a ser adotado. Para evitar essas alterações, selecione a opção “Personalizado” e desmarque as duas opções presentes na tela.

Atenção aos extras

Em seguida, na janela de confirmação, clique em “Cancelar”. A segunda tela oferece a instalação do “Baidu PC Faster” na máquina e, em seguida, ainda é possível optar por adicionar o “Spark”. Em ambos os casos, clique em “Skip” e em “Cancelar” na tela exibida logo depois. Posteriormente, mais uma tela de extras será exibida.

Nela, você deve selecionar a alternativa “Custom install (advanced)” e desmarque as opções exibidas nessa tela. Então, basta continuar o procedimento normalmente.

Mantendo organizado

O sistema de registros do Windows armazena uma verdadeira base de dados com as configurações realizadas no SO. Neles, são guardados dados ligados ao hardware e ao software presentes na máquina, reunindo as opções necessárias para a execução de aplicativos e tarefas, agilizando a execução de todos os processos realizados.

Interface da aplicação

Por isso, é muito importante manter os registros sempre organizados – tarefa que pode ser realizada automaticamente com o Auslogics Registry Cleaner. Além disso, o programa também permite buscar por entradas específicas que você julgue estarem com problemas. A ferramenta opera a partir de uma única janela limpa e organizada, para deixar o seu uso bem simples.

Essa tela está dividida em três abas que podem ser alternadas por meio dos botões presentes na parte inferior esquerda dela.

Mãos à obra

Logo ao abrir o programa, você entra na sua tela principal e, ali, é possível perceber que ele possui uma espécie de árvore de diretórios na porção esquerda da sua interface. Ali, você deve selecionar quais tipos de atalhos, arquivos, programas e itens do sistema devem ser analisados. Não há qualquer segredo: basta marcar todas as alternativas desejadas.

Problemas encontrados

Em seguida, você tem duas opções, que são solicitar apenas a verificação ou a verificação em conjunto com o reparo dos problemas encontrados. Para a primeira opção, selecione a função “Scan now” ou clique na seta ao lado dela e escolha “Scan and Repair” para a segunda. A vantagem de você fazer apenas a análise primeiro é que será possível escolher o que você deseja reparar.

Após escolher a alternativa, o procedimento é inicializado automaticamente e você pode acompanhar o seu andamento por meio da barra de progresso exibida na tela. Ao final, caso você esteja realizando somente a análise, os problemas encontrados são mostrados na interface do programa com o nível de “gravidade” de cada um deles.

Reparando entradas

Se você quiser criar um backup dos registros antes de corrigi-los, não se esqueça de marcar a alternativa “Back Up changes”. Quando tudo estiver conforme o desejado, para aplicar a correção, basta selecionar as entradas desejadas e clicar em “Repair”. Concluído o procedimento, há uma opção para você analisar o status do sistema.

Verificação do sistema e chaves específicas

Como citado acima, ao final do reparo dos registros você pode analisar o estado do sistema – alternativa que também pode ser realizada por meio da guia “System Health”. Embora ele liste as ocorrências, se você clicar no botão “Fix all issues” será redirecionado para a página do desenvolvedor, na qual é ofertado outro programa para a tarefa.

Buscando entradas específicas

Na guia “Find Registry Keys” você pode inserir uma chave de registro específica no campo disponível na tela. Feito isso, o aplicativo faz uma busca pela entrada em questão para que você possa fazer a remoção manual dela e dos seus valores. Essa é uma alternativa mais voltada para quem tem certa experiência técnica e, por isso, deve ser utilizada com cautela.

Download “Auslogics Registry Cleaner” auslogicsregistrycleaner.zip – Baixado uma vez – 11 MB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *